quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Fazendo a Economia "girar"...


Uso da bicicleta rende £3 bi por ano ao Reino Unido

Londrino pedala em ciclofaixa projetada para uso como transporte. Foto: Moving Target, via Flickr
Um relatório da London School of Economics (que, aliás, merece ser lido), aponta que o uso da bicicleta gera cerca de 3 bilhões de libras/ano à economia do Reino Unido, incluindo £51 milhões em faturamento para os fabricantes pelos 3,7 milhões de bicicletas vendidas em 2010.
O estudo leva em conta fatores como fabricação e venda de bicicletas e acessórios, serviços relacionados à bicicleta e empregos na área. Cada ciclista gera em média 233 Libras por ano.

A nação cresce com a bicicleta

O crescimento do uso da bicicleta foi extremamente vantajoso para o Reino Unido. O setor emprega cerca de 23 mil pessoas e contribuiu em £500 milhões em 2010, segundo o relatório. As vendas de bicicletas novas aumentaram 28% em relação a 2009.
1,3 milhão de pessoas começaram a usar a bicicleta em 2010, levando o total de ciclistas a 13 milhões. Desses novos ciclistas, meio milhão agora pedalam regularmente. Sozinhos, contribuíram em £685 milhões para a economia do Reino Unido.

Causas

Todo esse crescimento não veio à toa: o país investiu bastante em infraestrutura e no estímulo ao uso da bicicleta. O relatório aponta um aumento de 200% na infraestrutura cicloviária nacional, com um acréscimo de cerca de 20 mil quilômetros.
Uma lista dos principais motivos que fazem as pessoas usarem a bicicleta por lá mostra bem que a valorização e a proteção do ciclista são importantes. Entre eles, está a preferência – de fato – no trânsito em relação aos veículos motorizados, com sinalização específica (inclusive semafórica), caminhos mais curtos para quem vai de bicicleta, redução dos limites de velocidade, áreas onde carros são proibidos e a prioridade legal do ciclista em acidentes de trânsito, assumindo-se sempre que o motorista foi responsável pela colisão.
O empréstimo e aluguel de bicicletas também tem parte importante nesse processo, incentivando seu uso em curtas distâncias, para quem não tem bicicleta ou a deixou em casa. Quer sair para almoçar com um amigo? Pega uma bicicleta ali naquela esquina, devolve perto do restaurante…
Uso da bicicleta no Reino Unido em 2010,
segundo o relatório da LSE
23 mil pessoas empregadas no setor
1,3 milhão de novos ciclistas
3,7 milhões de bicicletas vendidas
40% das famílias possuem uma bicicleta
208 milhões de viagens ao ano
Ciclistas habituais adoecem 1 dia/ano a menos
20 mil novos km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas
Potencial de mercado de £141 milhões
para os próximos dois anos

Economia

Uma informação interessante é que ciclistas regulares ficam doentes um dia a menos por ano. Só essa redução do absenteísmo é responsável por uma economia de 128 milhões de Libras ao Reino Unido. Isso dá uma amostra de quanto as empresas têm a lucrar quando incentivam o uso da bicicleta entre seus funcionários. Lá, aqui e em qualquer lugar do mundo.
O relatório afirma que se houver um aumento de 20% no uso da bicicleta até 2015, haverá uma economia de £207 milhões em redução de congestionamentos, £71 milhões em diminuição da poluição e £52 milhões no Sistema Nacional de Saúde (NHS).
A ministra dos transportes, Theresa Villiers, disse que “o governo está comprometido em encorajar o uso da bicicleta como uma forma saudável e divertida de sair por aí. Ajuda a reduzir os congestionamentos, dá às crianças mais oportunidades de exercício e pode ser parte da luta contra as mudanças climáticas”.
Vá de Bike!(Via Guardian. Dica da Gabi Vuolo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário