terça-feira, 2 de julho de 2013

Sua cidade está inscrita no Programa de Cidades Sustentáveis?

Infelizmente Juiz de Fora ainda não está inscrita.


Prefeitos inscrevem municípios no Programa de Cidades Sustentáveis

por Luciana Galastri





Gestores tem até o dia 20 de julho para apresentar um plano de metas e indicadores que deverão ser seguidos nos próximos anos

Editora Globo

Alternativas mais sustentáveis para a mobilidade urbana são um dos eixos que devem ser pensados por gestores // Crédito: Shutterstock   



Prefeitos de todo o Brasil foram convidados a aderir ao Programa Cidades Sustentáveis. A iniciativa, fruto da parceria entre o Instituto Ethos, a Rede Nossa São Paulo e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, propõe que todos os municípios signatários apresentem um documento com metas e diretrizes para serem seguidas nos próximos anos.

Estes objetivos devem contemplar questões que promovam a melhoria das condições de vida em centros urbanos para que, nos próximos anos, nossas cidades sejam capazes de abrigar a população crescente (estima-se que, em 2050, 70% da população mundial estará vivendo em áreas urbanas - no Brasil, o número chegará a 85%). Os 12 'eixos' que devem orientar as propostas vão desde gestão de bens naturais até o planejamento de mobilidade (confira todos aqui), integrando dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural.
Os gestores que já assinaram o termo de compromisso têm até o dia 20 de julho para enviar suas propostas. Elas serão analisadas e, durante o próximo ano, as prefeituras deverão entregar relatórios para o Programa Sustentáveis, apresentando o progresso em cada termo.

Até o momento, mais de 200 cidades já assinaram a carta de compromisso. Neste link você confere um mapa montado pelo próprio Programa Cidades Sustentáveis que indica que municípios são estes e o nome de seus prefeitos. Também é possível filtrar os resultados por partidos políticos dos gestores.

Prefeitos que queiram participar do programa ainda têm tempo hábil para assinar a carta - o prazo final para signatários é de 30 de agosto. No caso dessas administrações, serão concedidos 120 dias para enviar as diretrizes após a entrega do documento que confirma o interesse no programa.


Saiba mais através do site do Cidades Sustentáveis e do vídeo abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário