sexta-feira, 22 de junho de 2012

Conhece as melhores cidades para andar de bicicleta no Brasil?



Nunca pedalei em nenhuma das cidades avaliadas... Se você conhece ou mora em uma delas, por favor, deixe um comentário:

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por: http://tvboituva.com.br/Melhores cidades para se andar de bicicleta no Brasil



Atropelamentos de ciclistas se tornam a cada dia mais comuns e aumentam a taxa de mortalidade em acidentes no trânsito. Recentemente alguns casos em grandes avenidas da capital paulista gerou grandes repercussões.
Apesar disso, o incentivo para o uso de bicicletas vem crescendo muito. Com principal ideia de menos poluição das cidades e a construção de um trânsito menos conturbado.
O litoral paulista está à frente da realidade brasileira, com a criação de ciclovias e ciclofaixas, já que na região a bicicleta é um meio de transporte muito usado para realizar as atividades cotidianas. O litoral de São Paulo conta com 266 km  de ciclovias espalhados pelas 12 maiores cidades da região.
O Rio de Janeiro tem a previsão de 300 quilômetros de ciclovias até o próximo ano
Ao todo, o Brasil conta cerca de 600 quilômetros de ciclovias por todo seu território.
A seguir a lista com as melhores cidades para se andar de bicicleta com maior segurança e conforto em nosso país.



Santos (SP)

Por ser uma cidade plana e ter um clima agradável, Santos, no litoral de São Paulo, é uma das cidades com maior estrutura para o ciclismo urbano. A cidade tem cerca de 20 quilômetros de ciclovia. E não é apenas na orla da praia que é possível pedalar tranquilamente. A malha cicloviária da cidade interliga várias regiões, indo da divisa com São Vicente na orla até a área portuária. Outro ponto a ser destacado sobre a cidade litorânea é a grande quantidade de pessoas que atravessam o “Ferry Boat” que liga Santos a Guarujá de bicicleta.

Ciclovia na cidade de Santos, litoral paulista. Imagem | Armando Catunda/AE
Foto: Armando Catunda/AE


Sorocaba (SP)

Sorocaba, no interior de São Paulo, é considerada um modelo de cidade que pensa na bicicleta como meio de transporte.  A cidade conta com uma das maiores redes do País. Todas ciclovias possuem padrão com pintura vermelha,  boa sinalização ao longo dos percursos, calçadas para caminhadas, sistema de iluminação e paisagismo, com gramado, arbustos e arborização.  Um número que chama a atenção para uma cidade de apenas 500 mil habitantes.

São Paulo (SP)

Apesar do trânsito caótico, a cidade de São Paulo vem aos abrindo os olhos para a importância da bicicleta como meio de transporte. Iniciativas como a Ciclofaixa de Lazer e a Ciclovia do Rio Pinheiros ajudam na mudança e colocam a bicicleta na lista dos meio de transporte da cidade.

Em São Paulo, ciclistas podem transitar com bicicletas no Metrô da cidade. Na cidade de São Paulo, há ainda a lei de n. 10.907/91 – Decreto 34.864/95 diz que toda nova avenida deve trazer consigo uma ciclovia.
É possível considerar a cidade de São Paulo como uma cidade com alguma estrutura para os ciclistas.
Rio de Janeiro (RJ) 

Nas principais praias da zona sul do Rio, o ciclista encontrará longos trechos de ciclovia, na maior parte usada para lazer. Uma das ciclovias vai da Praia do Leblon até o centro da cidade.

Além disso, a cidade conta com um sistema de aluguel de bicicletas muito interessante. Atualmente, há 190 bicicletas de aluguel espalhadas por 19 estações, que foram equipadas com câmeras de segurança, sensores e sistemas de alarme.
Pagando R$20,00 por mês, cariocas e turistas poderão utilizar o veículo. Já quem deseja alugar a bicicleta só por um dia, não precisa fazer cadastro no site. Basta ir até uma das estações em posse de um telefone celular e um cartão de crédito e se dirigir a uma das máquinas de cadastro. A diária da bicicleta sairá por apenas R$10,00
Brasília (DF)

O trânsito de Brasília, cidade planejada, é conhecido pela educação de seus motoristas, que param na faixa de pedestres até quando o farol (sinal) está aberto.  A cidade tem a geografia bem plana e ideal para a prática do ciclismo.

A meta do programa Pedala-DF, é até o fim do ano, construir a maior malha cicloviária da América Latina, com 600 km de extensão. Dificilmente cumprirá a meta até o fim do ano. Mas é possível perceber uma movimentação na cidade pelo maior uso das bicicletas como meio de transporte.
Porto Alegre (RS)

Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, também tem um Plano Cicloviário. A lei que prevê a criação de novos trechos de ciclovia na cidade foi sancioada em 2009.

A meta do plano cicloviário de Porto Alegre é a criação de uma rede de 495 quilômetros de extensão de ciclovias e ciclofaixas para garantir a bicicleta como meio de transporte para cerca de 200 mil habitantes.
Aracaju (SE)

No Nordeste do País, a capital de Sergipe, Aracaju dá um ótimo exemplo com um sistema de ciclovias com 62 quilômetros de extensão. E segundo a prefeitura da cidade, que já investiu mais de R$ 11 milhões na ampliação e estruturação de vias exclusivas para ciclistas, o objetivo é transformar a cidade na “capital da bicicleta”

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2 comentários:

  1. Aqui em Juiz de Fora existe um projeto-de-lei propondo o "Plano Cicloviário de Juiz de Fora", do Vereador Flávio Cheker. É o começo...

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  2. Estou passeando pelo seu blog, e dentre os posts que li, o sobre as melhores cidades pra pedalar no Brasil, já pedalei em Santos e pedalo com alguma frenquência no Rio, de modo geral como forma de transporte. Santos é um paraíso, muitas ciclovias efetivamente utilizadas, principalmente como meio de locomoção pessoas de baixa renda, e para prática de atividade física. O porteiro do prédio em que me hospedo vai para o trabalho de bike todos os dias, apenas quando chove vai de ônibus. Meu tio trabalha num órgão do governo, CTESB, responsável por fiscalizar todo tipo de poluição, me informou que Santos é atualmente a cidade brasileira com maior ciclovia.

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