quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mobilidade Urbana em uma abordagem inteligente:


Na última década, o Governo Federal tem debatido o conceito de mobilidade urbana para construir uma nova definição a respeito do assunto. Diferente do entendimento anterior, que tratava a questão de forma fragmentada e considerava somente a circulação de veículos, hoje, além de ter como foco as pessoas, vincula-se diretamente à organização territorial e à sustentabilidade das cidades.

Sendo assim, o conceito de mobilidade urbana se apoia em quatro pilares: (i) integração do planejamento do transporte com o planejamento do uso do solo; (ii) melhoria do transporte público de passageiros; (iii) estímulo ao transporte não motorizado; e (iv) uso racional do automóvel.

Em relação aos congestionamentos, estes vêm surgindo nas cidades menores e se tornando crônicos em grandes cidades. Paralelamente, percebe-se uma evasão de passageiros dos sistemas de transporte público ao longo do tempo, devido principalmente a problemas de infraestrutura e qualidade dos serviços. Por fim, a baixa qualidade das vias urbanas desestimula a locomoção a pé e restringe o uso de bicicleta, incentivando o uso do automóvel particular para realizar percursos diários e dificultando, ainda mais, a locomoção nas cidades.

Diante disso, o tema mobilidade urbana cresce em relevância e complexidade, afeta consideravelmente a qualidade de vida da população e a economia das cidades, merecendo atenção especial por parte dos gestores públicos. Os municípios brasileiros detêm o posto de principal ente federativo para o exercício das atividades relacionadas ao planejamento e gestão do espaço, enquanto a União tem caráter predominantemente indutor, sendo responsável pela instituição de diretrizes para o desenvolvimento das cidades.
O adequado planejamento urbano e de transportes, de competência dos municípios, contribui dessa forma para a qualidade da mobilidade urbana e consequente boa alocação dos recursos públicos:

...


                  SUSTENTÁCULOS - Mobilidade Urbana


fonte: TVBrasil


É consenso que transporte público é a solução para o transito nas grandes cidades. Mas pouco se vê de planejamento estratégico para transformar planos em realidade. Os congestionamentos não são apenas danosos para o transito eles impactam a economia, a saúde e o meio ambiente. A busca por veículos menos poluentes que usem energia mais limpas também é um dos caminhos para se diminuir os problemas.


SUSTENTÁCULOS - Mobilidade Urbana (parte1)

                                              SUSTENTÁCULOS - Mobilidade Urbana (parte2)

                                             SUSTENTÁCULOS - Mobilidade Urbana (parte3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário