domingo, 20 de novembro de 2011

Você sabia q Melbourne é tão legal assim? Veja o vídeo:


Eu não sabia que Melbourne é tão legal assim... uma cidade voltada para os pedestres, respeitando todos os meios de transporte, onde ninguém é oprimido pelo trânsito. Sem dúvida um grande exemplo para todas as cidades. 

O mais incrível é que tudo isso começou no início da década de 90...












No início dos anos 90, Melbourne estava longe de ser um paraíso para os pedestres, até Jan Gehl ser convidado a realizar um estudo e publicar recomendações sobre melhorias nas ruas e espaços públicos. Dez anos após as conclusões do ‘inquérito’, Melbourne é um lugar notavelmente diferente, graças às calçadas largas e às abundantes árvores que foram plantadas. Com uma florescente cultura de “cafés”, e vários tipos de restrições a veículos em algumas ruas, espaço público e arte abundam. E tudo isso é um boom econômico para os negócios”.
“Melbourne é simplesmente maravilhosa. Você pode se perder nos recantos e quebras de quadras que permeiam a cidade. Enquanto você caminha você sente o livre escoamento do ar, sem impedimentos, para seu deleite. Para uma cidade com quase 4 milhões de pessoas, as ruas se assemelham, na pressa e agitação, com a cidade de Nova Iorque, mas sem o perigo onipresente e o estresse causado pelos carros." O testemunho é de Clarence Eckerson (da STREEFILMS), após uma viagem a Melbourne, onde diz ter encontrado um mundo novo na cidade. No fillme abaixo existem ainda vários testemunhos de moradores da cidade, que contam como a cidade mudou em uma década dedicada à melhoria dos espaços públicos.
No vídeo, ouve-se que Melbourne é uma das cidades mais “vivíveis” que existe, focada em garantir bons espaços públicos, ruas para o público (pedestres), bom transporte público e bastante focada em infraestrutura para pedestres e ciclistas com vias separadas.
         Alguns comentários de moradores:
- aqui é um lugar é um lugar muito bom para andar, passear e para “sentir” tudo o que está acontecendo.
- são os detalhes, a sutileza, a diversidade cultural, os cafés e as “pequenas descobertas” que a tornam um lugar especial.- comentam a visão dos arquitetos e urbanistas, privileviando a “vida” das pessoas, e também como a criação de “boulevards” (ruelas) e galreias avivou o comércio, criou espaçõs artísticos e contribuiu para “melhorar” a cidade. E como esses “boulevards” ou pequenas ruas funcionam como um “organismo”, pela atividade e pelo “senso de comunidade”.
E sobre esse assunto: espaços urbanos, facilidades x dificuldades para as pessoas, – tudo porque a estrutura é feita para atender a “Sua Majestade o AUTOMÓVEL”, lembrei que algum tempo atrás li “en passant” um texto que falava de quanto espaço “perdido” existe nas cidades, para conveniência exclusiva do uso dos automóveis.


Não lembro onde vi e nem o nome do autor, e ainda por cima estava em inglês. Não consegui ainda achar, ainda, mas sou persistente.
Mas aquilo me deixou com uma pulga atrás da orelha. Afinal, quanto espaço da cidade e das pessoas as ruas (e os carros) tomam? Tenham uma idéia:   
                                       
Em Curitiba:
Av 7 de setembro – 25m (media) x 5440m = 136.000 m2
Av. Visc de Guarapuava – 25m (media) x 4960m = 124.000 m2
Só essas duas ruas: 280.000 m2


Agora, na área compreendida dentro do seguinte quadrilátero:
AV Visconde de Guarapuava – da esq com Rua Lamenha Lins até esq com a Rua Bento Viana
Rua Bento Viana – da esq com Visc Guarapuacva até a esq com a rua Brasilio Itibere
Rua Brasilio Itibere – da esq com Bento Viana até a esq com a rua Lamenha Lins
Rua Lamenha Lins – da esq com Brasilio Itibere até a Visc de Guarapuava
Comprimento linear total: aproximadamente 4,08 Km (ou um quadrado de 1.000m x 1.000m), portanto área de 1.000.000m2

Comprimentos das ruas (paralelas e perpendiculares à Visconde) x largura – cálculo aproximado:
- Silva Jardim, Iguacu, 7 Setembro e Getulio Vargas: 90m x 4000m = 360.000m2
- petit carneiro e eng rebouças: 20m x 780m = 15.600m2
- ruas perpendiculares à Visconde: 20m x 6480m = 129.600m2
Dentro dessa pequena área, a área tomada pelas ruas é de: 505.200m2 (mais da metade)

EM TODA A CIDADE DE CURITIBA
Metragem total de ruas em Curitiba (dados de 2004 – fonte IPPUC)

http://ippucnet.ippuc.org.br/Bancodedados/Curitibaemdados/anexos/2004_Extens%C3%A3o%20de%20Ruas%20e%20%C3%81rea%20dos%20Bairros%20em%20ha,%20km%C2%B2%20e%20m%C2%B2.pdf

Metros de ruas em Curitba:
4.325.838,07m x 16m (média estimada de largura das ruas) = 69.213.409,12 m2

Agora imaginem a cidade de São Paulo – 91.000 ruas
Só para ter uma idéia, os trechos principais de duas ruas
Av Paulista – 40m x 2560m = 102.400 m2
Av Rebouças – 30m x 3000m = 90.000 m2

fonte: ciclismo.esp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário