domingo, 16 de outubro de 2011

Pedalando no Barro...


Como pedalar na lama...



   Para muitos a palavra lama significa sujeira, tombos e desgastes de equipamentos. Porém para outros isto é diversão, espírito de aventura ou ciclo-cross...


A lama atrapalha bastante a performance do atleta. Mas gera momentos inesquecíveis!


    Com as chuvas freqüentes do verão brasileiro os lugares para a pratica do ciclismo ficam completamente enlameado. Isto significa que a pilotagem da bike tem que ser um pouco diferente do que andar no seco.

    O primeiro passo é se vestir adequadamente ao tempo. Além dos equipamentos básicos procure vestir uma capa de chuva e usar óculos  com lentes transparentes ou amarelas. 

      Vale lembrar que na chuva o comportamento da bicicleta será diferente. Pedalar na lama é um ato de sensibilidade, é mais difícil conseguir manter o equilíbrio da bicicleta porque sua roda estará suja de barro. A bike desliza de um lado para o outro... Reduzir a marcha pode ajudar, mas a tendência é aglomerar mais e mais lama no pneu, dificultando cada vez a tração. É importante utilizar pneus com desenhos adequados à situação. 


Entre os vários modelos os de Cross-Country e Downhill são os únicos adequados ao barro.


    Ao frear na lama lembre-se que o comportamento será diferente, a bike escorrega. Procure estabelecer uma velocidade continua durante uma pedalada, já que exige menos dos freios e aglomera menos barro nos arcos do quadro e suspensão. Hoje em dia com os freios a disco consegue-se melhores resultados, mas ainda sim é necessário cautela. E nada de freadas bruscas. 

      Um rolé nestas condições é muito divertido, vale a pena porque gera muitas histórias engraçadas e "grandes emoções".... Tomando os devidos cuidados é só diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário